19 de novembro de 2015

Framboesa e chocolate |interdito para quem está de dieta|


Trago-vos hoje uma daquelas sobremesas ‘inventadas’, elaborada a partir do que tinha no frigorífico. Neste caso utilizei bolo de iogurte caseiro, mas podem sempre utilizar pão-de-ló de compra. Sugiro que utilizem mesmo framboesas, pois elas são o elemento fresco que irá ‘cortar’ o doce dos restantes elementos. Podem fazer com antecedência e servir num jantar mais “pomposo”, já que na hora de servir bastará empratar e decorar. Mas, obviamente, o mais importante será deliciarem-se… Experimentem!

Ingredientes
Bolo de iogurte q.b.
Leite condensado cozido q.b.
Ganache de chocolate (200g de chocolate para 100ml de natas)
Framboesas
Geleia de framboesa q.b.
Amêndoa em cubos tostada

Preparação
Preparar o ganache:
Partir o chocolate em pequenos pedaços para dentro de uma tigela de vidro. Levar as natas ao lume, até começarem a ferver. De seguida, deitar as natas sobre o chocolate e deixar repousar durante 2 minutos. Com a ajuda de uma vara de arames, envolver tudo muito bem até o chocolate estar derretido. Deixar arrefecer à temperatura ambiente.
Desfazer o pão-de-ló com as mãos até este ficar em migalhas. Adicionar o leite condensado, aos poucos, até ficar uma bola (deve ficar moldável, mas não muito mole). Colocar no frigorífico durante, pelo menos, uma hora.
Colocar uma bolinha de massa dentro de uma forma de silicone e moldar com os dedos, até adquirir o formato. Levar ao frio durante 10 minutos.
Desenformar a massa, rechear com o ganache e servir com a geleia de framboesa, as framboesas e a amêndoa tostada.


8 comentários :

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.