13 de dezembro de 2011

Coelho com cerveja e mostarda


O coelho é um alimento do qual tenho sempre a sensação que não existem muitas opções para o cozinhar, mas é uma ideia errada que criei na minha cabeça. Não sei se por mais facilmente comprar um frango no talho do que um coelho, quando penso no dito, penso em coelho caseiro e, talvez por isso, não é uma carne muito utilizada cá em casa. Mas nos últimos tempos os coelhos têm aparecido cá em casa, graças aos meus pais, arranjados e prontos para ir para o tacho. Fiz uma rápida busca por alguns livros de culinária e pela Internet, verificando que as possibilidades são mais que muitas. Encontrei esta receita no site da Vaqueiro e decidi experimentar mas, como é habitual, fiz umas pequenas adaptações: utilizei cerveja preta em vez de branca e o resultado final foi muito bom. O molho ficou muito saboroso e excelente para regar o puré de batata!

Ingredientes
1 coelho pequeno
2 colheres de sopa de mostarda
100g de bacon
1 cravinho
2 dl de cerveja preta
1 lata de cogumelos ou 200g de cogumelos frescos
2 dl de leite
Farinha q.b.
Sal e pimenta q.b
Azeite q.b

Preparação
Cortar o coelho em pedaços, colocá-los num saco de plástico de congelação e adicionar a mostarda, o bacon cortado em pedaços, o cravinho e temperar com sal e pimenta acabada de moer. Regar com a cerveja, misturar tudo muito bem, fechar o saco e deixar marinar no frigorífico durante pelo menos 1 hora. Escorrer os pedaços de coelho da marinada, passar por farinha e alourar num tacho com azeite. Adicionar os cogumelos ao coelho e deixar estufar sobre lume brando durante cerca de 10 minutos. Adicionar o líquido da marinada e cozinhar durante 30 minutos ou até o coelho estar tenro. Regar com o leite e deixar ferver mais um pouco. Servir com puré da batata e salpicar com salsa fresca picada na hora.


5 comentários :

  1. Cá por casa gostamos imenso de coelho e tento sempre variar na sua confecção.
    Gostei imenso desta sugestão, ficou mesmo muito apetitoso!

    ResponderEliminar
  2. Esse pratinho está com um ar divino!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Adoro coelho: estufado com batatas e cenoura, arroz de coelho, estufado com legumes e molho e tomate acompanhado de arroz, massa de coelho, enfim, são inúmeras as possibilidades. E a carne de coelho é muito saborosa, quem me dera cozinhá-lo mais vezes!

    ResponderEliminar
  4. Coelho, gosto muito é uma carne bem apetitosa, macia e com um gostinho bem agradável. Tenho pena de não cozinhar mais vezes pois faz-me uma certa impressão mexer no bichinho, manias...
    Este prato ficou um luxo, gostei bastante dos temperos!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Ficou com um aspecto mesmo apetitoso.
    Gostei.

    http://asvezescozinheira.blogspot.com

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.