quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Tronco de Natal


Nos últimos dias, a correria cá em casa tem sido mais que muita, o tempo não chega para tudo e quem sentido mais com isso é aqui o meu cantinho. As receitas vão sendo preparadas, mas o tempo necessário para as colocar aqui é que tem sido muito pouco. Para compensar tal ausência, deixo-vos hoje um delicioso tronco de Natal, uma sugestão para a vossa mesa de consoada. Boas Festas!

Torta
120g de açúcar
4 ovos
3 colheres de sopa de água
170g farinha com fermento
½ colher de chá de sal

Recheio e cobertura
200ml de natas
1 colher de sopa de glucose de milho
250g de chocolate de culinária com 70% de cacau
½ colher de sopa de manteiga

Decoração
Raspas de chocolate de leite
Massa de açúcar para fazer azevinho

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180º graus. Separar as gemas e as claras, bater o açúcar com as gemas durante cerca de 5 minutos. Adicionar a água e, de seguida, a farinha peneirada e o sal, batendo sempre. Bater as claras em castelo e juntar à massa, envolvendo com cuidado sem bater. Colocar a massa num tabuleiro forrado com papel vegetal, untado com manteiga. Levar ao forno durante aproximadamente 7 a 8 minutos, ou até que um palito saia limpo. Depois de retirar do forno, desenformar em cima de um pano da cozinha e deixar o tabuleiro por cima, de modo a arrefecer uniformemente e lentamente (assim, quando for a enrolar a torta, não parte). Para a cobertura, juntar todos os ingredientes e aquecer em banho-maria até obter uma mistura homogénea, colocando posteriormente no frigorífico até arrefecer. Depois da massa estar fria, espalhar o recheio e enrolar a torta, cortando um topo do bolo para formar o tronco de Natal. Passar a torta para o prato de servir e cobrir com o restante creme, levando em seguida ao frigorífico para endurecer um pouco.

Para completar a decoração, polvilhar o tronco com raspas de chocolate e um azevinho feito em pasta portuguesa, nas cores verde e vermelho.


Receita da torta retirada daqui http://bakinginlisbon.com/

2 comentários :

  1. Ficou fofo este troco de natal, o azevinho é muito engraçado. Não fosse isto um belo bolo e logo acabava a noite dentro da minha lareira :p

    Feliz Natal!

    ResponderEliminar
  2. O teu tronco está maravilhoso, mesmo muito bonito!

    Boas Festas.

    ResponderEliminar