20 de janeiro de 2011

Torta de coco

Foi desta que consegui enrolar uma torta sem a partir! Existem muitas teorias para bem enrolar: que deve estar quente, ou que deve estar fria, etc e tal. Eu experimentei de tudo e a torta partia-se sempre... Como não sou pessoa de desistir, fui experimentando vários métodos até acertar. Ficou impecável! Utilizei a mesma receita do tronco de Natal, mas retirei o chocolate e coloquei coco, tendo escolhido lemond curd para o recheio. Tenho experimentado várias marcas do dito e aqui vos deixo algumas sugestões: se gostam com menos sabor a limão, tipo creme de ovos, recomendo a marca portuguesa CASA DA PRISCA; no Modelo, encontrei uma de nome MACKAY´S, a qual não é má, já que tem um sabor mais intenso a limão, mas é muito espesso para o meu gosto; o que me leva a recomendar decididamente o da marca WILKIN, normalmente à venda em lojas gourmet, o qual é soberbo para quem gosta do sabor intenso a limão... e de um creme que parece veludo na nossa boca!

Ingredientes
Manteiga para untar (usei spray desmoldante)
4 ovos
100 g de açúcar
2 colheres de sopa de água
50 g de farinha
40 g de coco ralado
1 colher de chá de fermento em pó
Açúcar em pó
Lemon Curd

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Pincelar um tabuleiro (usei um de 30x35 cm) com manteiga derretida ou usar spray desmoldante.
Forrar o tabuleiro com papel vegetal e voltar a untar o papel. Bater os ovos com a batedeira e adicionar o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado. Sem parar de bater, adicionar a água a ferver. Juntar a farinha peneirada, o coco ralado e o fermento em pó e envolver delicadamente no creme. Deitar o preparado no tabuleiro, alisar a superfície e levar ao forno entre 10 a 15 minutos.
Desenformar o bolo sobre uma folha de papel vegetal polvilhada com açúcar em pó, retirar a folha de papel que usou para forrar o tabuleiro e cobrir com o mesmo tabuleiro até a massa estar completamente fria. Barrar a superfície da torta com o lemon curd, enrolar com a ajuda do papel e colocar sobre uma torteira e polvilhar com coco.

4 comentários :

  1. A tua torta ficou com um aspecto mesmo óptimo!
    Eu corto sempre as extremidades para ficar mais perfeita.

    ResponderEliminar
  2. Para mim esta prefeita essa torta... Esta com um aspecto delicioso, e isso e' o que importa ; )
    Então aquele creminho a sair já esta a abrir-me o apetite : ) O lemon curd deve ter dado um sabor especial.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. a torta esta bem bonita
    eu tenho o mesmo probelma que tu partem muita vez.
    beijinho

    ResponderEliminar
  4. Eu costumo enrolar sempre enquanto quentinhas e saem sempre bem. Outra dica que dou é não deixar a massa cozer em demasia, pois nesse caso parte com facilidade.

    Ficou muito bonita! Gosto imenso de côco e o contraste com o lemon curd deve ser fantástico.

    Beijinhos*

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.