27 de janeiro de 2011

Tarteletes de maçã


Há já algum tempo que ouvia falar dos discos de massa da marca La Cocineira, que estão à venda no Corte Inglês. Andava super curiosa para experimentar e, numa ida a Lisboa, não resisti e comprei a dita massa. E como eu adoro ir ao supermercado do Corte Inglês, pareço mesmo uma criança numa loja de brinquedos. Receita mais simples é impossível — a massa fica muito estaladiça e, com a combinação do doce de maça e cenoura, fica soberbo!

Ingredientes (2 doses)
2 discos de massa
4 colheres de sopa de doce de maçã e cenoura
1 maçã reineta
4 colheres de sopa de pinhões
Canela em pó q.b.
Açúcar q.b.

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar e polvilhar muito bem duas formas de tarteletes, com manteiga e farinha. Colocar os discos da massa nas formas e, por cima, colocar o doce e espalhar com uma colher. Cortar a maça reineta às fatias finas e dispor por cima do doce, de forma circular. Polvilhar com a canela e o açúcar e guarnecer com os pinhões. Levar ao forno cerca de 15 minutos.

Doce de maçã e cenoura
600g de cenoura (cozida e triturada)
400g de maça (cozida e triturada)
500g de açúcar
2 paus de canela

Numa panela, colocar a cenoura, a abóbora, o açúcar e os paus de canela. Deixar o doce cozinhar até atingir o ponto de estrada (para saber se já está em ponto de estrada: colocar uma colher de doce num prato e, se ao passar com a colher no meio do doce este se separar e não se voltar a juntar, então está no ponto). Encher os frascos já esterilizados (para isso basta lavar muito bem os frascos com água quente e levá-los ao forno quente por 10 minutos). Para melhor conservação do doce, inverta os frascos com o doce ainda bem quente e utilize preferencialmente uma tampa metálica. Depois de frios, endireite os frascos e guarde-os num local fresco e seco.

3 comentários :

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.