17 de janeiro de 2011

Fusilli com atum


Há já algum tempo que esta receita foi feita lá em casa, mas lembro-me perfeitamente que foi num dia que não tinha nada descongelado. Nestas ocasiões, costumo abrir a porta da despensa à procura de algo para improvisar. Uma lata de atum serve perfeitamente, mais um punhado de ingredientes, e temos o jantar pronto. A receita foi retirada de um livrinho de receitas de cozinha italiana, rápidas e fáceis de confeccionar. Quanto à massa, esta ficou bastante saborosa, apesar de eu não ser muito apreciadora de atum.

Ingredientes 4 pessoas
225g de massa fusilli
175g de cogumelos laminados
½ alho francês
400g de atum em conserva (escorrido e lascado)
175g de camarões (descascados)
2 colheres de sopa de farinha de milho
425ml de leite
4 tomates médios (finamente fatiados)
25g de queijo emmental
Sal e pimenta
Azeite q.b.

Preparação
Cozer a massa com água e sal cerca de 8-10 minutos, ou até ficar tenra, mas firme al dente. Escorrer bem e reservar.
Numa frigideira, aquecer o azeite em lume brando. Adicionar os cogumelos e o alho francês fatiado e refogar, mexendo ocasionalmente, durante 4-5 minutos. Numa tigela, juntar a massa, a mistura dos cogumelos, o atum e o camarão.
Misturar a farinha de milho com um pouco de leite, de modo a fazer uma pasta. Verter o restante leite numa caçarola e misturar a pasta. Deixar aquecer, mexendo, até o molho começar a engrossar. Temperar com sal e pimenta. Juntar o molho à massa e transferir para um tabuleiro de ir ao forno.
Dispor as fatias de tomate por cima e salpicar com queijo. Levar ao forno, previamente aquecido a 190º, durante 25-30 minutos, até alourar.

1 comentário :

  1. Esta massa esta com um aspecto delicioso...
    A cor esta linda, e' daquelas comidas bem confortantes. Gostei muito : )
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.