7 de janeiro de 2011

De regresso com um bolo rainha


Com as festividades andei desaparecida aqui do meu cantinho, mas volto agora com a força de um novo ano. Com muita vontade de experimentar novas receitas, principalmente dos livros de culinária que recebi de presente de Natal, que ainda foram alguns. Tenho ainda uma iogurteira para tirar da caixa, que me foi oferecida por umas “cobaias” de quem tanto gosto. Já há algum tempo que andava para comprar uma, e agora finalmente vou poder fazer iogurtes em casa!
Fui muito mimada neste Natal e recebi muitos presentes para a minha cozinha, mas mais contarei nas próximas publicações. Por agora aqui vos deixo um bolo Rainha, que foi feito cá em casa para comemorar o dia de Reis (o pratinho lindo também foi uma oferta de Natal - obrigada F. e N. são uns queridos).
A receita foi retirada do Sabores de Canela, tendo feito apenas umas pequenas alterações: adicionei cubos de papaia cristalizada e, em vez de duas gemas, adicionei um ovo inteiro. O bolo ficou muito fofinho, mas deveria ter ficado um pouco mais doce. Para a próxima vou colocar 100g de açúcar...

Ingredientes
70g de açúcar
Casca de 1 laranja
120g de leite
70g de manteiga
1 ovo
1 saqueta de fermento de padeiro
20g de sumo de laranja
30g de vinho do Porto
420g de farinha com fermento
1 pitada de sal
300g de frutos secos (miolo de noz, pinhões, amêndoa, avelã, passas e papaia)
1 gema de ovo para pincelar
mel q.b.

Preparação (máquina de pão)
Ralar a casca da laranja.
Colocar todos os ingredientes líquidos na cuba, juntamente com o sal. De seguida adicionar os sólidos (excluindo os frutos secos) e colocar o fermento por cima da farinha.
Programar a máquina no programa Massa. Quando terminar, esperar até duplicar de volume (30 a 60 minutos). Ao fim desse tempo retirar a massa e amassar bem, para retirar todo o ar. Adicionar os frutos secos, incorporando bem na massa. Formar uma rosca e colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal ou tapete de silicone. Pincelar o bolo com a gema de ovo e decorar com frutos secos.
Levar ao forno a 50º, para fazer a segunda levedação, durante cerca de 45 minutos. Quando o bolo tiver duplicado, aumentar a temperatura para 180º e deixar estar mais 25 minutos.
Retirar o bolo do forno e pincelar com mel para ficar brilhante

6 comentários :

  1. Regressas da melhor maneira!
    O teu bolo ficou mesmo lindo.

    ResponderEliminar
  2. Este é sem dúvida um bolo ideal para mim já que não sou fã de frutas cristalizadas...
    Sempre que como bolo rei, é vê la a "catar" as frutas do meio da massa.

    Ficou muito bonito e perfeitinho.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Estou com vontade de o experimentar, mas como não tenho máquina de pão vou ter mesmo que o "socar e amassar". Sei que algumas "cobaias" o acharam bom (talvez um pouco INSÍPIDO eh,eh,eh,eh).....se aí estivesse ia apreciá-lo bastante mesmo com pouco açúcar. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. ola :-) regressas-te e bem este novo ano.
    adoramos esse bolinho ca em casa mas nao costumo fazer da-me uma preguiça e uma pena porque esta ebm apetitoso:-)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Preciso fazer, já querendo ir para cozinha.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.