26 de janeiro de 2011

Creme de agrião


A sopa é uma das bases da alimentação cá por casa, embora eu seja muito esquisita com as sopas. Espinafres, nabiças e agriões não os consigo comer a boiar no caldo, mas não é por isso que os deixo de comer – trituro-os e resolve-se o assunto. Há quem pense que para fazer sopa basta colocar os legumes dentro do tacho com água e já está, mas no meu entender não é bem assim. Quando tenho tempo, gosto de fazer um refogado de base e deixar os legumes cozerem lentamente, de modo a obter o melhor sabor. E, claro, os legumes frescos fazem toda a diferença. Tinha cá em casa um molho de agriões fresquinhos que mereciam um final muito feliz e, por isso, decidi fazer um creme de agrião. Este ficou super saboroso e cremoso, tal como nós gostamos.

Ingredientes
1 alho francês
500g de batata
2 cenouras grandes
1 cebola
2 dentes de alho
1 molho de agriões
1 ovo cozido
100 ml de natas frescas para culinária
Azeite q.b.
Sal q.b.

Preparação
Arranjar os agriões, retirando as folhas dos troncos, lavar e reservar.
Cortar às rodelas finas o alho francês, a cebola e a cenoura, e picar os dentes de alhos. Cortar as batatas aos cubinhos pequenos. Num panela, colocar o azeite, o alho francês, a cebola e o alho, e deixar refogar até a cebola “murchar”. De seguida juntar as batatas e as cenouras, temperar com sal e deixar refogar por mais 5 minutos. Juntar água até tapar os legumes. Quando estiverem quase cozidos juntar os agriões e deixar ao lume por mais 5 minutos. Triturar tudo, juntar as natas e se for necessário juntar mais água quente. Rectificar os temperos e servir com clara de ovo cozida picada.

3 comentários :

  1. Ficou um creme muito bonito e imagino que muito saboroso também.
    Olha querida,tens que te colocar como minha seguidora para o meu passatempo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que delicia de creme... Ficou com uma cor linda, de certeza que ficou uma maravilha, pois esta com um óptimo aspecto : )
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. e uma creme muito bom sim e eu nao precsindo de uma sopa.
    gostava de comer mais vezes mas a malta ca em casa nao se contenta com sopa :-(

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.