12 de janeiro de 2011

Coq au Vin


Este Natal recebi um Ferrari para a minha cozinha... Sim, leram bem, um Ferrari! É que é assim que são conhecidos os tachos da Le Creuset. Há muito que queria um tacho destes: pesa um tonelada mas é fantástico, e o meu é lindo de morrer! Pelo Natal o homem cá de casa decidiu oferecer-me um, fiquei tão contente. Provavelmente estarão a pensar: «ficou contente por ter recebido um tacho do namorado, deve estar doida!» Sim, sou doida pelas coisas de que realmente gosto, e este tacho há muito que estava na lista dos desejos. E assim, para estrear o tacho da melhor maneira, decidi fazer este Coq au Vin.

Ingredientes (ajustei a receita para duas pessoas mas deixo aqui a receita original para 6)
1 frango do campo
4 colheres de sopa de azeite
1 cenoura
1 L de vinho tinto
2 cenouras
3 dentes de alho
150g de cebolinhas
250g de cogumelos frescos
200g de bacon
30g de manteiga
Sal, pimenta q.b.
Raminho de cheiros (salsa, louro e tomilho)

Preparação
Cortar o frango em pedaços e colocar numa tigela com 2 colheres de sopa de azeite, a cebola cortada em pequenos pedaços e o vinho tinto (eu costumo utilizar na preparação das receitas o vinho que tenho cá em casa para beber, se é bom para bebermos também é bom para cozinhar), temperar com sal e pimenta e deixar marinar de um dia para o outro.
Escorrer o frango, as cebolas e reservar a marinada.
Levar ao lume um tacho com o azeite restante, juntar os pedaços de frango, os pedaços da cebola, bem como a cenoura descascada e cortada às rodelas. Adicionar também os dentes de alho esmagados e o raminho dos cheiros.
Depois do frango louro, juntar então a marinada de vinho, temperar com sal, tapar o tacho e deixar cozinhar cerca de 1 hora. Entretanto descascar as cebolinhas, lavar e enxaguar os cogumelos e cortar o bacon em tirinhas. Levar uma frigideira com a manteiga ao lume, adicionar as cebolinhas, os cogumelos e o bacon e deixar cozinhar 10 minutos. Juntar depois ao frango e deixar cozinhar por mais 10 minutos.

4 comentários :

  1. Adoro este prato, então o meu marido nem se fala.
    Esta com um aspecto delicioso : )Que bela prendinha, esses tachos são uma maravilha. Embora bem pesados rsrsrs, a comida fica super saborosa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Gosto imenso da linha Le Creuset, são mesmo fantásticos, mas tenho uma dúvida, dão para vitrocerâmica de indução?
    A receita está o máximo!

    ResponderEliminar
  3. Sim alexandra dá para vitrocerâmica de indução.
    Jocas

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.