quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Bacalhau em pão saloio nas manhãs da Querida Júlia



Estive ausente por razão já aqui anunciada. Foi um dia lindo e correu tudo maravilhosamente. Agora com o meu regresso trago mais uma novidade: estive hoje no programa da Júlia Pinheiro na SIC, uma experiência nova e da qual gostei muito. Apesar de estar nervosa e completamente entupida, ao ponto de não me conseguir ouvir, acho que até correu muito bem. Partilho aqui a receita que elaborei para apresentar no Querida Júlia. Peço desculpa por não colocar fotografias, mas com a pressa esqueci-me completamente. Assim que tiver o link para a emissão do programa partilharei aqui convosco.

Ingredientes
1 pão saloio grande e alto
2 postas de bacalhau cozido sem espinhas e em lascas
2 cebolas cortadas em meias luas fininhas
3 dentes de alho
1 raminho de coentros picados 
100g de queijo da ilha ralado
600g de batatas grandes vermelhas para fritar*
250ml de natas
100ml de leite
Sal q.b.
Azeite q.b.
Pimenta branca q.b.
Noz-moscada q.b.

Preparação
Cortar um ‘chapéu’ ao pão e retirar o miolo, de modo a manter o pão inteiro. Fazer um refogado com as cebolas, os alhos e o azeite. Adicionar o bacalhau, envolver tudo muito bem e deixar estufar cerca de 10 minutos. Cortar as batatas em pequenos cubos e levar a cozer com as natas e o leite. Adicionar o refogado do bacalhau, os coentros picados, metade do queijo da ilha e temperar com noz-moscada e pimenta.  Envolver tudo, rectificar os temperos e, se necessário, adicionar sal. 
Pré-aquecer o forno a 200ºC. Colocar o preparado dentro do pão e distribuir por cima o restante queijo. Levar a gratinar com a ‘tampa’ colocada, durante 15 minutos. Findo esse tempo, retirar a ‘tampa’ e deixar no forno mais 10 minutos. Servir com salada ou grelos cozidos e, no fim, cortar o pão em pedaços e distribuir pelas pessoas à mesa. 

*As batatas vermelhas para fritar ao cozerem desfazem-se logo não é necessário triturar. Se for batata branca não se desfaz e implica passar as batatas por passe-vite, batatas vermelhas simplifica o processo

11 comentários :

  1. Muitos Parabéns ela ida ao programa e os meus parabéns atras dos pelo teu casamento!
    bjinhos e toda a Felicidade do Mundo

    ResponderEliminar
  2. Que rica receita. Estou curiosa para ver o vídeo!
    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Parabens,parece delicioso.As batatas são mesmo cozidas ou fritas? è que nos ingredientes aparece como batatas para fritar.Obrigada e parabens.Vi o programa em directo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Olá Madalena

      As batatas vermelhas para fritar ao cozerem desfazem-se logo não é necessário triturar. Se for batata branca não se desfaz e implica passar as batatas por passe-vite, batatas vermelhas simplifica o processo

      Eliminar
    3. Obrigada pela resposta.Vou experimentar.

      Eliminar
  4. Que receita deliciosa!
    Muitos parabéns pela casamento :)
    beijinhos,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Impressão minha ou a receita tinha uma foto???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois deve ser impressão sua??? A receita não tem foto porque esqueci-me de tirar, mas pode ver o aspecto de como ficou na rubrica da Querida Júlia sobre bacalhau de hoje.
      Somi

      Eliminar
  6. Muitos parabéns a dobrar :D
    Adorei a receita.
    Eu tambem fui contactada para ir. Teria sido uma experiencia gira e ainda por cima por vos conhecer ;)
    Um feliz Natal!!!

    ResponderEliminar