Estive ausente por razão já aqui anunciada. Foi um dia lindo e correu tudo maravilhosamente. Agora com o meu regresso trago mais uma novidade: estive hoje no programa da Júlia Pinheiro na SIC, uma experiência nova e da qual gostei muito. Apesar de estar nervosa e completamente entupida, ao ponto de não me conseguir ouvir, acho que até correu muito bem. Partilho aqui a receita que elaborei para apresentar no Querida Júlia. Peço desculpa por não colocar fotografias, mas com a pressa esqueci-me completamente. Assim que tiver o link para a emissão do programa partilharei aqui convosco.
Ingredientes
1 pão saloio grande e alto
2 postas de bacalhau cozido sem espinhas e em lascas
2 cebolas cortadas em meias luas fininhas
3 dentes de alho
1 raminho de coentros picados
100g de queijo da ilha ralado
600g de batatas grandes vermelhas para fritar*
250ml de natas
100ml de leite
Sal q.b.
Azeite q.b.
Pimenta branca q.b.
Noz-moscada q.b.
Preparação
Cortar um ‘chapéu’ ao pão e retirar o miolo, de modo a manter o pão inteiro. Fazer um refogado com as cebolas, os alhos e o azeite. Adicionar o bacalhau, envolver tudo muito bem e deixar estufar cerca de 10 minutos. Cortar as batatas em pequenos cubos e levar a cozer com as natas e o leite. Adicionar o refogado do bacalhau, os coentros picados, metade do queijo da ilha e temperar com noz-moscada e pimenta. Envolver tudo, rectificar os temperos e, se necessário, adicionar sal.
Pré-aquecer o forno a 200ºC. Colocar o preparado dentro do pão e distribuir por cima o restante queijo. Levar a gratinar com a ‘tampa’ colocada, durante 15 minutos. Findo esse tempo, retirar a ‘tampa’ e deixar no forno mais 10 minutos. Servir com salada ou grelos cozidos e, no fim, cortar o pão em pedaços e distribuir pelas pessoas à mesa.
*As batatas vermelhas para fritar ao cozerem desfazem-se logo não é necessário triturar. Se for batata branca não se desfaz e implica passar as batatas por passe-vite, batatas vermelhas simplifica o processo
*As batatas vermelhas para fritar ao cozerem desfazem-se logo não é necessário triturar. Se for batata branca não se desfaz e implica passar as batatas por passe-vite, batatas vermelhas simplifica o processo
Muitos Parabéns ela ida ao programa e os meus parabéns atras dos pelo teu casamento!
ResponderEliminarbjinhos e toda a Felicidade do Mundo
Que rica receita. Estou curiosa para ver o vídeo!
ResponderEliminarBeijocas
Parabéns!
ResponderEliminarParabens,parece delicioso.As batatas são mesmo cozidas ou fritas? è que nos ingredientes aparece como batatas para fritar.Obrigada e parabens.Vi o programa em directo.
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
EliminarOlá Madalena
EliminarAs batatas vermelhas para fritar ao cozerem desfazem-se logo não é necessário triturar. Se for batata branca não se desfaz e implica passar as batatas por passe-vite, batatas vermelhas simplifica o processo
Obrigada pela resposta.Vou experimentar.
EliminarQue receita deliciosa!
ResponderEliminarMuitos parabéns pela casamento :)
beijinhos,
Addicted
http://cookaddiction.blogspot.pt/
Impressão minha ou a receita tinha uma foto???
ResponderEliminarPois deve ser impressão sua??? A receita não tem foto porque esqueci-me de tirar, mas pode ver o aspecto de como ficou na rubrica da Querida Júlia sobre bacalhau de hoje.
EliminarSomi
Muitos parabéns a dobrar :D
ResponderEliminarAdorei a receita.
Eu tambem fui contactada para ir. Teria sido uma experiencia gira e ainda por cima por vos conhecer ;)
Um feliz Natal!!!