2 de agosto de 2012

Lasanha de legumes e frango


Como já vos contei aqui anteriormente, cá em casa gostamos bastante de pratos com massa. Um deste dias, tendo encontrado à venda placas de lasanha integral, fiquei com curiosidade de experimentar. Juntamente com uns pedaços de frango assado, que desesperavam no frigorífico por um final feliz, e uns legumes bem fresquinhos, confeccionei esta lasanha.
Ficou mesmo muito saborosa, já que a massa integral não fica nada atrás da dita normal. Esta é uma receita bem apetitosa, óptima para reutilizarem as sobras de carne ou peixe que por vezes sobrem aí por casa. Experimentem!

Ingredientes
3 cenouras pequenas
3 chalotas
2 dentes de alho
1 alho francês
1 pedaço de courgette
2 peitos de frango assado
100ml de polpa de tomate
8 placas de lasanha integral* pré-cozinhada
1 pacote de natas de culinária magras
1 gema
½ copo de vinho branco
Sal e pimenta q.b.
Noz-moscada q.b
Azeite q.b.
Mistura 3 queijos para gratinar q.b.

Preparação
Desfiar o frango e reservar. Picar as chalotas e o alho, descascar as cenouras e cortar em cubos pequenos. Cortar o alho francês às rodelas e a courgette em cubos, sem retirar a casca. Numa frigideira, colocar o azeite, a cebola e o alho e deixar refogar em lume brando, até a cebola ficar translúcida. Adicionar os legumes, excepto o tomate, e deixar estufar durante 10 minutos. Adicionar o tomate, o frango, o vinho branco e temperar com sal e pimenta, deixando cozinhar em lume brando durante 15 minutos. Bater a gema juntamente com as natas e temperar com sal, pimenta e noz-moscada.
Num tabuleiro de ir ao forno, untado com azeite, colocar uma camada de folhas de lasanha, lado a lado, evitando que fiquem sobrepostas. Tapar com os legumes. Repetir a operação até acabarem os ingredientes, terminando com uma camada de folhas de lasanha, regadas com as natas. Polvilhar abundantemente com queijo ralado.
Levar a gratinar em forno a 200ºC, durante aproximadamente 30 minutos.

* Utilizei massa integral, mas podem fazer com massa normal.

6 comentários :

  1. Não conhecia as folhas de lasanha integrais, parecem mesmo uma boa sugestão!

    ResponderEliminar
  2. Tb não conhecia as placas de lasanha integrais, fiquei curiosa... essa lasanha tem um aspecto que jantava novamente.

    Bjs

    As Papinhas dos Babinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá,

    Esta lasanha parece-me muito boa, também não conhecia estas folhas integrais, uma boa opção sem dúvida.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Sua lazanha ficou com uma coloração linda.Bem douradinha por cima, e ainda pra melhorar integral.Adorei.Parece deliciosa.

    ResponderEliminar
  5. Pode parecer que não é tão bom, até mesmo que não tem paladar, mas a massa e arroz integral bem confecionados ficam excelentes.
    Bom, o que vos posso dizer é que estava deliciosamente gulosa. Não sei se da hora, se da fome, se de companhia estava otima.
    Obrigada Somi por mais este momento.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.