24 de março de 2014

Parabéns para mim


Esta semana andei sumida aqui do meu cantinho… O tempo foi pouco, muito pouco, mas apenas por boas razões: completei mais uma Primavera e estive toda a semana em formação. Foi uma semana muito doce, e não podia deixar de partilhar esta doçura toda convosco! Assim, bolinho para mim, receita para vós. Experimentem!

Ingredientes Massa
Bolo de iogurte (dobrei a receita e utilizei duas formas de 18cm)
5 ovos
1 iogurte grego
3 medidas de açúcar
3 medidas de farinha
1 medida de óleo
1 colher de chá de fermento
*a medida utilizada é a do copo de iogurte

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Barrar uma forma de 18cm com manteiga e polvilhar com farinha.  Separar as gemas das claras e bater as gemas com o açúcar, até ficar um creme fofo. Adicionar o iogurte, o óleo e bater tudo muito bem. Adicionar a farinha e o fermento aos poucos, batendo entre cada adição. Por fim, adicionar as claras em castelo, tendo o cuidado de não bater a massa, mas apenas envolver. Colocar a massa na forma e levar ao forno durante cerca de 35 minutos.

Ingredientes Cobertura e recheio
Creme mascarpone e lemon curd
500g mascarpone
280g de açúcar em pó
100g de manteiga (à temperatura ambiente)
½ chávena de chá de natas frescas
½ chávena de chá de Lemon Curd

Preparação
Bater a manteiga até ficar suave, adicionar o mascarpone e bater durante mais alguns segundos. Adicionar o açúcar e o lemon curd e bater novamente, para incorporar tudo. Bater as natas até ficarem em picos. Por fim, adicionar as natas ao preparado anterior e envolver cuidadosamente, até o creme ficar homogéneo.

Ingredientes Compota rápida de morango
1kg de morangos
3 colheres de sopa de açúcar em pó
1 colher de sopa de sumo de limão

Preparação
Arranjar os morangos, retirar o pedúnculo e cortar em quatro pedaços. Colocar num tacho, juntamente com o açúcar e o sumo de limão. Deixar cozinhar em lume brando, até os morangos ficarem ligeiramente cozidos. Reservar até ficar frio.
  
Montagem do bolo (este deve ser confeccionado de véspera, de modo a poder repousar 12 horas no frigorifico):
Deixar os bolos arrefecerem completamente e nivelar a parte de cima de cada um. Com uma faca grande, partir o bolo na longitudinal, de modo a obter duas metades. Colocar a primeira metade dentro da forma de 18cm. Colocar uma porção do creme de mascarpone e cobrir com o doce de morango. Colocar outra metade e colocar por cima só o doce de morango. De seguida, colocar outra metade de bolo e cobrir com mascarpone de doce de morango, finalizando com a última metade. Cobrir a forma com película aderente e colocar o bolo no frigorífico.

Para servir o bolo, basta desenformar para um prato de servir ou uma base de bolos, cobrir com o creme mascarpone e decorar com framboesas.

5 comentários :

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.