10 de março de 2014

Os primeiros raios de sol e uma broa de milho


Tenho de vos confessar: na cozinha cá de casa, a inspiração tem estado em modo… “parado”! O Inverno foi sugando lentamente a minha vontade de cozinhar, pois preciso de sol para manter a minha sanidade mental. Agora, com os primeiros raios de sol, tenho esperança que retorne a vontade de voltar aos tachos e panelas. Mas como temos de alimentar as nossas barriguinhas, trago-vos uma receita básica de broa de milho. Faça chuva ou faça sol, sabe sempre bem. Experimentem!

Ingredientes
450g de farinha de milho
220g de farinha de trigo
30g de fermento de padeiro fresco
3,5dl de água 
1 colher de sobremesa de sal 
½ colher de chá de açúcar
1dl de água morna
Preparação
Dissolver o fermento em 1dl de água norma, juntamente com o açúcar e duas colheres de sopa de farinha de trigo, mexendo bem. Deixar a massa fermentar tapada, em local quente, durante 15 minutos, até borbulhar. De seguida, fazer um buraco no meio das farinhas e deitar o fermento. Juntar o resto da água aos poucos e ir amassando, até a massa se despegar das paredes da tigela. Amassar bem até aquela ficar mole e com boa consistência, colocando a massa numa tigela enfarinhada e deixa levedar em local quente, tapada com um pano, durante uma hora. Voltar a amassar mais um pouco e colocar num tabuleiro de ir ao forno, previamente enfarinhado. Deixar repousar durante mais 20 minutos e levar ao forno pré-aquecido a 225ºC, durante 10 minutos. Passado esse tempo, baixar a temperatura para 180ºC e deixa cozer durante mais 30 minutos.

7 comentários :

  1. Adoro broa e por aqui não há! Vou levar esta receita :)

    ResponderEliminar
  2. que linda ficou certamente ao gosto de todos.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Já cozi várias vezes pão, mas em forno de lenha (da sogra), o que é fácil. Agora broa de milho nunca experimentei fazer, só comer :) e gosto muito. Obrigada pela partilha da receita, beijinhos!

    ResponderEliminar
  4. Hummm maravilhosa.Beijos e boa semana.

    ResponderEliminar
  5. Adoro broa de milho e essa assim bem tostadinha como eu gosto.
    Bjs, Susana

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.