12 de novembro de 2013

Sopa de Outono com legumes assados no forno


O Outono veio para ficar e trouxe com ele a primeira constipação da estação. E comecei logo a época da pior maneira, pois deu direito a três dias ‘de molho’!...
Quando estou assim só me apetece comida de conforto, mas a vontade para confeccioná-la é muito pouca. Por isso, fiz uma das minhas sopas preferidas: creme de legumes assados no forno. Rápida e cheia de sabor, soube mesmo muito bem. Experimentem!

Ingredientes
1 abóbora menina (pequena)
2 chalotas
2 dentes de alho
1 batata-doce
3 cenouras
1 courgette
Alecrim q.b.
Azeite q.b.
Sal q.b.
Água quente q.b.

Preparação
Pré-aquecer o forno a 200ºC. Descascar a batata e cortar às rodelas. Descascar as chalotas e cortar em quatro. Partir a abóbora em pequenos cubos, cortar a courgette às rodelas, descascar as cenouras e cortar igualmente às rodelas. Dispor tudo num tabuleiro de ir ao forno, forrado com papel vegetal, adicionar o alho esmagado (mas com casca), temperar com sal, adicionar o alecrim e, por fim, regar com um fio de azeite. Levar ao forno cerca de 25 minutos, ou até que os legumes estejam assados.

À parte, aquecer a água, adicionar os legumes já assados (retirar a casca dos alhos), deixar que o caldo levante fervura e, de seguida, retirar do lume. Rectificar o sabor do caldo e triturar tudo com a varinha mágica (convém ajustar a quantidade de água relativamente às quantidades de legumes, e também ao gosto de cada um). 

4 comentários :

  1. que bom aspecto e sabe muito bem estas sugestões, delicia.

    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Que bela sugestão!
    Bjs, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/crumble-de-marmelo-com-aveia-e-nozes.html

    ResponderEliminar
  3. Também adoro uma boa sopinha...e esta tua não recusava um pratinho dela!!!

    Beijinhos;

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.