9 de abril de 2013

Camadas de pecado


Como não será de estranhar, cá por casa existem, muitas vezes, aparas de bolo de chocolate, resultantes das minhas aventuras de cake design. Por norma, o que costumo fazer é reservá-las no congelador e, quando já disponho de uma quantidade razoável, faço um doce de camadas, como é o caso deste.
No entanto, especificamente para este doce, se prepararem de propósito um bolo não irá ser tempo perdido, pois este é muito bom, mesmo muito bom. Sim, é uma autêntica bomba calórica, cheia de sabor e que deixa na boca o desejo de comer mais… Mas dias não são dias e o pecado compensa!  

Ingredientes
Bolo de chocolate (½ receita daqui)
200g de chocolate culinária
100ml de natas
1 frasco de doce de morango
200g de queijo mascarpone
200ml de natas
70g de açúcar em pó
  
Preparação
Preparar o bolo de chocolate e reservar até ficar frio (receita aqui).

Preparar o ganache:
Partir o chocolate em pequenos pedaços para dentro de uma tigela de vidro. Levar as natas ao lume, até começar a ferver. De seguida, deitar as natas sobre o chocolate e deixar repousar 2 minutos. Com a ajuda de uma vara de arames, envolver tudo muito bem até o chocolate estar derretido. Por fim, reservar.

Preparar o creme mascarpone:
Colocar numa tigela o mascarpone e as natas e, com a batedeira eléctrica, bater em velocidade média até ficar em creme. Sem desligar a batedeira, adicionar o açúcar, continuando a bater até ficar um creme espesso.

Alinhar as camadas numa tigela, colocando primeiro o bolo de chocolate esfarelado e cobrindo de seguida com metade do ganache de chocolate. A seguir, dispor uma camada da mistura de mascarpone. Distribuir depois o doce de morangos e repetir a camada de bolo, o ganache e, por fim, o mascarpone.
Levar ao frigorífico tapado com papel aderente (o doce deve estar no frio durante 24 horas). Quando for servir, polvilhar com raspas de chocolate. 

6 comentários :

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.