8 de junho de 2012

Pão integral com sementes


Nunca fui grande adepta de pão integral, provavelmente porque todo o que comi até hoje soube-me a farelos e tinha a noção de ser um pão que se desfaz muito. E do que eu gosto mesmo é de pão denso e com uma crosta crocante… Há já algum tempo que andava com vontade de experimentar este tipo de pão, e foi desta! Posso contar-vos que fiquei bastante satisfeita, pois o resultado foi um pão cheio de sabor, principalmente devido às sementes, e com uma crosta bem crocante. Experimentem!

Ingredientes
230g de farinha de centeio integral
330g de farinha de trigo integral
2 colheres de sobremesa de linhaça
2 colheres de sobremesa de sementes de girassol
1 colher de sobremesa de sementes de sésamo
1 colher de sobremesa de sementes de papoila
1 colher de sopa de azeite
1 pitada de flor de sal
25g de fermento de pão fresco
400 ml de água tépida
Leite q.b.
Sementes de sésamo e papoila para decorar

Preparação
Dissolver o fermento na água tépida, adicionar o azeite e voltar a mexer. Numa tigela grande, colocar as farinhas, o sal e as sementes. Fazer uma cova no meio e adicionar a água com o fermento dissolvido. Misturar tudo com a ajuda de um garfo, deitar a massa na bancada, que deve estar enfarinhada, e amassar até esta se descolar das mãos. Fazer uma bola com a massa e fazer um corte em cruz no cimo. Colocar num tabuleiro, tapar com um pano húmido e deixar levedar até dobrar de volume. Pincelar com o leite e decorar com as sementes. Levar a forno pré-aquecido a 200ºC durante 35 minutos (ao fim de 10 minutos deve-se borrifar as paredes do forno com água, para o pão não perder a humidade toda, e de modo a ficar com uma côdea crocante).

5 comentários :

  1. muito bonito
    Parabéns
    beijinho
    http://1000sabores1000maneiras.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Já comia uma fatia desse pão que tem um ar delicioso!
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Somi, eu sou a mesma coisa :9 Gosto é de pãozinho tipo ou alentejano, assim bem consistentes no interior :))) No entanto, também me parece que o facto de ainda não me ter rendido a pãozinho integral é precisamente ter provado uns que não eram nada de especial. Acho que um deste feito em casa já me vai saber melhor. Levo a receita, oK?

    ResponderEliminar
  4. POIS EU SÓ COMO PÃO INTEGRAL E DE PREFERENCIA COM MUITAS SEMENTES.
    O TEU FICOU FANTÁSTICO.
    BJS

    ResponderEliminar
  5. Eu adoro pão integral, de mistura, tudo menos pão branco e esse para mim está a perfeição! Sem dúvida que o vou experimentar, a cor está mesmo como gosto e não dá para resistir às sementes:)
    Beijocas e bom fim de semana!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.