19 de abril de 2012

Fofo de peixe


Cá em casa não somos muito apreciadores de peixe cozido, por isso este é usualmente confeccionado no forno ou no grelhado. Tradicionalmente prefiro peixe fresco, mas por norma tenho uns lombos de pescada no congelador para “desenrasques”. Sem tempo para ir à peixaria, e com os ditos lombos já há algum tempo no congelador, decidi juntá-los a uns espinafres que estavam a ficar murchos no frigorífico e preparei este fofo de peixe. É, na minha opinião, uma óptima maneira de comer peixe e legumes. Experimentem!



Ingredientes (2 doses)
2 lombos de pescada
½ chávena de chá de camarão médio/pequeno
1 chávena de chá de cenoura ralada
2 chávenas de chá de espinafres
1 cebola
1 dente de alho
2 ovos

3 colheres de sopa de farinha

2,5dl de leite
Pão ralado q.b.
Azeite q.b.
Sal, pimenta e noz-moscada q.b.

Preparação
Pré-aquecer o forno a 200ºC. Separar as gemas das claras e reservar. Picar a cebola e os dentes de alho para um tacho, adicionar o azeite e levar ao lume, deixando refogar um pouco. De seguida, adicionar a cenoura e os espinafres e deixar cozinhar aproximadamente 5 minutos. Partir o peixe em pedaços, adicionar aos legumes e deixar cozinhar em lume brando. Adicionar o camarão, a farinha e regar com o leite. Temperar com sal, pimenta e noz-moscada, envolver tudo e deixar estufar por mais 3 minutos. Retirar o tacho do lume, adicionar as gemas previamente batidas, envolver tudo muito bem e voltar a levar a lume brando cerca de 1 minuto, apenas para cozer as gemas. Bater as claras em castelo à parte e envolver no preparado do peixe com os legumes. Colocar a mistura num pirex, previamente untado com manteiga, polvilhar com pão-ralado e levar ao forno durante aproximadamente 20 minutos.

6 comentários :

  1. Uma boa opção para comer peixe de forma deliciosa!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Deve ser um óptima forma de comer peixinho.Aqui em casa seria aprovado.
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  3. TAMBÉM NÃO APRECIO PEIXE COZIDO.
    ESTA SUGESTÃO FICOU MESMO UMA MARAVILHA

    BJS

    ResponderEliminar
  4. Adorei! É sempre a salvação para os nossos restos cá em casa! Isto imaginação de mulher é qualquer coisa ;)
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  5. Que bela receita, adorei!
    Eu até gosto de peixe cozido, mas o meu marido nem vê-lo e também tenho que fazer muitas ginásticas para dar a volta e torná-lo saboroso. Esse tabuleiro ficou com um aspeto maravilhoso!
    Beijinhos e bom fim de semana:)

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.