17 de abril de 2012

Bolo da Páscoa



O bolo que hoje vos apresento foi aquele que preparei para a mesa de Páscoa. A receita foi retirada de um blogue que muito admiro, o Flagrante Delícia, da autoria de Leonor de Sousa Bastos, uma pasteleira fantástica. Para acompanhar o bolo decidi preparar a receita do doce de ovos, aquele que é utilizado nos Dom Rodrigos. O bolo ficou muito húmido e fofinho e, juntamente com o doce de ovos, ficou um autentico manjar!
Para rechear o bolo apenas utilizei metade do doce, mas o restante pode ser acondicionado no frigorífico, no máximo por duas semanas. Todavia, cá em casa não nem uma semana durou, pois utilizei em outra receita que irei trazer por estes dias.

 Bolo de claras e amêndoa

Ingredientes
250g de açúcar
125g de manteiga amolecida
10 claras
125g de farinha com fermento
100g de amêndoa moída
Açúcar em pó q.b

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar com manteiga e polvilhar com farinha uma forma com aproximadamente 24 cm de diâmetro. Bater as claras em castelo e reservar. Bater o açúcar com a manteiga até que resulte num creme leve e esbranquiçado.
Adicionar a amêndoa moída e um 1/3 das claras, batendo bem. Juntar a farinha peneirada, usando a batedeira em velocidade baixa, batendo-a de seguida apenas para homogeneizar a massa. Incorporar as restantes claras, com cuidado, para que a massa perca o mínimo de volume. Deitar a massa na forma e alisar a superfície com uma espátula. Misturar a amêndoa em palitos com o açúcar em pó e espalhar sobre a massa.
Levar ao forno durante aproximadamente 25 minutos, ou até que um palito inserido no centro do bolo saia seco. Retirar o bolo do forno e deixar arrefecer cerca de 10 minutos antes de desenformar. Depois do bolo estar frio, cortar ao meio, rechear com o doce de ovos e polvilhar com açúcar em pó.

Doce de ovos com amêndoa

Ingredientes
50g de miolo de amêndoa moída
20g de amêndoa (triturada em pequenos pedaços)
250g de açúcar
140g de água
8 gemas

Preparação
Colocar o açúcar e a água num tacho e levar ao lume até formar ponto de pérola (cerca de 2 minutos a ferver). Retirar do lume e misturar a amêndoa. Deixar que arrefeça até ficar morno. De seguida, juntar as gemas em fio, previamente passadas por um passador e batidas. Levar novamente ao lume, mexendo até engrossar. Retirar de imediato para uma tigela para arrefecer.

7 comentários :

  1. Que bonito ficou o teu bolo, mesmo apetitoso!

    ResponderEliminar
  2. hmmmmm, que delicia! Acho que faz muitos, muitos anos que não como um Dom Rodrigo! Que saudades do algarve e da sua gastronomia!

    ResponderEliminar
  3. Um belo bolinho!Foi uma Páscoa docinha!

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  4. e que bolo lindo amiga....muito mesmo e parece super fofo...bjokitas

    ResponderEliminar
  5. Que lindo bolo. Deve ter ficado uma delícia!
    Beijocas

    ResponderEliminar
  6. Bem, esse bolo ficou lindo e com o doce de ovos dos Dom Rodrigos, acho impossível de resistir-lhe!! Sou perdida por esses docinhos Algarvios!
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.