7 de dezembro de 2011

Pudim de Abóbora II


Este blogue tem estado em lume brando nos últimos dias, já que estou de férias e a preguiça instalou-se cá em casa. Mas não podia deixar de partilhar este pudim com vocês, pois é de comer e pedir mais. A receita original foi encontrada numa revista de culinária para robots de cozinha, embora eu não possua nenhum (ainda não perdi a esperança de ter uma Bimby...). Mas, mesmo feito à maneira antiga, ficou fantástico!

Ingredientes
1 kg de abóbora 
400g de açúcar
200g de leite
50g de manteiga
6 ovos 
1 colher de sopa de farinha maisena

Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Descascar a abóbora e cortar em pedaços, levando a cozer durante cerca de 20 minutos. Colocar a abóbora num escorredor de arame e pressionar com uma colher, de modo a retirar toda a água. Triturar com a varinha mágica e reservar. Levar ao lume uma frigideira com 150 gramas de açúcar e duas colheres de sopa de água, sem mexer, até obter caramelo. Colocar o caramelo na forma de pudim e reservar. Bater os ovos com o açúcar até dobrar o volume, adicionando em seguida a manteiga derretida, a abóbora, o leite e, por fim, a farinha, batendo entre cada adição. Verter a mistura na forma caramelizada e levar ao forno aproximadamente 1 hora, espetando um palito para confirmar se está cozido. Deixar arrefecer e desenformar. 

6 comentários :

  1. Acho que nunca fiz pudim. O Marco não aprecia (já não é muito fã de doces, mas pudins e coisas gelatinosas ainda menos) de modo que fazer só para mim é muita coisa. Talvez me decida a levar este de abóbora para a ceia de Natal, onde já somos mais e quase todos gostam de pudim :)

    ResponderEliminar
  2. Que bonito ficou esse teu pudim!
    Parece mesmo muito apetitoso.

    ResponderEliminar
  3. Olha podes sempre concorrer a isto: http://anossavida.pt/forum/oferta-mycook-valor-966-participem
    Belos cozinhados os teus;)

    ResponderEliminar
  4. Ola. Parece apetitoso o seu pudim. Nunca tinha ouvido falar em pundim de abobora.

    Estou a criar um novo blog. espero contar com voce la. Beijos

    http://doces-salgadosecia.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. GOSTO MUITO DE PUDIM DE ABOBORA E TEU TEM UM ASPECTO BEM BOM.
    BOM FERIADO
    BJS

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.