20 de outubro de 2011

Massa gulosa


Esta foi das primeiras receitas que aprendi a fazer, há já alguns bons anos atrás, no tempo em que eu e o meu grupo de amigos íamos de férias para a ilha da Berlenga. Sendo uma ilha e não havendo muitos recursos, a maioria dos alimentos que levávamos eram enlatados. Com meia dúzia de ingredientes, fazíamos um tacho de comida... para meia dúzia de pessoas! Ficou desde então baptizada de “massa gulosa”, sendo ainda hoje assim conhecida entre o meu grupo de amigos.
A receita aprendi com a minha madrinha, que nessa altura era a pessoa encarregue de nos alimentar. Com o passar do tempo, e com o aumento do meu interesse em cozinhar, essa tarefa passou para mim. Apesar de, desta vez, a receita ser só para dois, cada garfada fez-me recordar os fantásticos jantares que tive com os meus amigos nas Berlengas.

Ingredientes
250g de massa
1 lata de 6 salsichas
1 lata pequena de cogumelos laminados
1 lata pequena de milho
100 ml de natas
150g de mistura de 3 queijos ralados
1 punhado de passas
Pinhões tostados q.b.
Sal q.b.
Pimenta q.b.
Noz-moscada q.b
Azeite q.b
Orégãos q.b.

Preparação
Tostar ligeiramente os pinhões e reservar. Numa frigideira com azeite, alourar as salsichas cortadas em rodelas, adicionar o cogumelos e deixar cozinhar. Cozinhar a massa conforme instruções da embalagem. Escorrer a água e adicionar as salsichas, os cogumelos, o queijo, as natas, o milho e as passas, envolvendo tudo muito bem em lume brando. Quando o queijo estiver todo derretido, temperar com sal, pimenta e noz-moscada e envolver tudo muito bem. Retirar do lume, empratar e polvilhar com orégãos e com os pinhões tostados, servindo de imediato.

3 comentários :

  1. Adorei o aspecto desta tua massa, realmente é uma massa gulosa!
    O toque dos pinhões tostados é excelente, foi o que me cativou mais!

    ResponderEliminar
  2. Somi,
    E o nome diz tudo... Ficou mesmo com um aspecto muito guloso : )

    Beijinhos

    Send by Android.

    ResponderEliminar
  3. Chamaste-me Somi....ouvi gulosa e vim logo hehehehee...rica massa amiga e que belas recordações...bjokitass

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.