22 de setembro de 2011

Peixe no forno


Tenho a sorte de ter um pai pescador aos fins-de-semana, tendo assim o privilégio de ter peixe fresquinho para confeccionar. Foi o caso destes dois peixinhos, um sargo e um pargo, que ficaram mesmo deliciosos, assados no forno com batatinhas. Deixo-vos a descrição de como amanhar o peixe mas, é claro, se for comprado, podem pedir na altura vir já arranjado.

Ingredientes
Peixe
2 cebolas
2 tomate maduros
2 alhos
½ pimento vermelho
1 ramo de salsa e coentros
1 folha de louro
Azeite q.b.
Batatas
Sal q.b.


Preparação
Pré-aquecer o forno a 200ºC.
Uma hora antes, amanhar o peixe. Para isso, colocar o peixe sobre uma tábua, segurá-lo firmemente pelo rabo e raspar as escamas com um escamador ou o lado cego de uma faca, segurando-a quase em ângulo recto em relação ao peixe e trabalhando a partir do rabo em direcção à cabeça. Em seguida, lavar bem o peixe em água corrente fria. Cortar as barbatanas com uma faca afiada, abrir a barriga do peixe até a cabeça e retirar as tripas, as ovas e as guelras. Passar o peixe com água fria, tomando o cuidado para que esteja bem limpo, interna e externamente. Temperar com bastante sal.
Descascar a batatas e cortar em cubos, colocar dentro de água e reservar. Colocar a cebola, cortada às rodelas, numa frigideira com bastante azeite e adicionar o alho picado, deixando “murchar” lentamente. Adicionar o tomate partido aos pedaços, o pimento cortado em tiras e o louro partido em pequenos pedaços, deixando estufar durante 5 minutos. Transferir a cebolada para um tabuleiro refractário, lavar o peixe para retirar o excesso de sal e colocá-lo no tabuleiro. Dispor o ramo de cheiros encostado ao peixe e as batatas escorridas à volta. Regar tudo com azeite e levar ao forno durante 45 minutos a 1 hora.

1 comentário :

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.