16 de novembro de 2010

Coxas recheadas

Eu adoro a combinação de farinheira com maça… quer dizer, farinheira com tudo! Mas não pode ser uma farinheira qualquer, nisso sou mesmo exigente, e fundamentalmente não deve saber demais a colorau.
Tinha no frigorífico uma farinheira caseira, a aguardar o dia em que lhe ia dar um final feliz. Fui de propósito ao talho comprar coxas de frango já desossadas (não tenho o mínimo jeito para retirar o osso da coxa do frango). Era hoje que a farinheira ia ter uso!
No entanto, precisava de mais alguma coisa para contrabalançar o sabor intenso da farinheira. Por vezes junto ananás, mas desta vez decidi juntar maçã reineta. Resultado final: ficou fantástico! As coxinhas ficaram mesmo muito tenrinhas, com um lindo aspecto e um óptimo sabor.

Ingredientes (2 doses)
4 coxas de frango
½ farinheira
½ maçã reineta
1 colher de café de mostarda de Dijon
1 colher chá de mel
3 colheres de sopa de vinho do Porto
½ limão
Sal e pimenta preta q.b.

Preparação
Pré-aquecer o forno a 200ºC.
Cozer a farinheira, espetando um palito numa das pontas, de modo a que não rebente. Cortar em rodelas com cerca de 1,5cm e retirar a pele. Descascar a maça, cortar às fatias e reservar.
Desossar as coxas do frango (quando compro no talho peço já desossadas); não se deve retirar a pele, para que a carne não fique muito seca quando levar ao forno.
Temperar o interior das coxas com sal. Para rechear, estender cada uma em cima de folha de alumínio, colocando primeiro uma fatia de maça, depois a farinheira, voltar a colocar maça, fechar a coxa e por fim enrolar com o alumínio. Levar as coxas ao forno num tabuleiro, por 20 minutos (o processo de levar primeiro as coxas ao forno, enroladas em folha de alumínio, serve para a carne ‘colar’; assim, não é preciso colocar palitos ou enrolar em cordão, ficando além disso mais bonitos).
Retirar as coxas do forno e do tabuleiro, deixando arrefecer um pouco (o tempo necessário para conseguir agarrar na folha de alumínio sem se queimar), e desenrolar os embrulhos. Numa tigela, juntar o sumo de limão, o vinho do porto, a mostarda, o mel e a pimenta preta moída na hora, misturando tudo muito bem com um garfo, para dissolver o mel e a mostarda.
No mesmo tabuleiro em que levou as coxas ao forno, colocar novamente a carne e pincelar com o molho, o colocando o restante no tabuleiro. Levar ao forno por mais 15 minutos.

1 comentário :

  1. as coxas devem ter ficadio uma delicia
    adorei a prearaçao
    vou guardar a receita
    beijinhos

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.